– Oitava Série. CMAQ

"A poesia é a mínima distância entre o sentimento e o papel" – Levi Trevisan

Aventura Sobre Trilha – Fábio Potrich

with one comment

Resumo:
A obra de Fabio Potrich conta de uma forma simples como um esporte pode oferecer liberdade aos praticantes.
Narrado pelo personagem principal, Ringo, e também pelo narrador da competição de Rally, a história se passa completamente em torno de um campeonato de esporte a motor.
A trama se inicia com a confusão cometida por Ringo, que pensava que o domingo fosse uma segunda-feira, assim, foi trabalhar ao invés de partir para aventuras sobre trilhas com seus amigos. Após muitas confusões inusitadas no trânsito da capital da República da Rio Grandense, Ringo buscou sua família para se aventurar no lamaçal e nas lindas paisagens do interior pampeiro.
Surpreendentemente, o programa de fim de semana não é apenas um enduro com seus colegas do grupo Vai ou Racha, o que aconteceu naquele domingo foi uma competição de Rally Raid com várias equipes espalhadas pelo Rio Grande afora.
Na companhia de Ringo estão seus filhos, Rilno e Ildamara, além de sua esposa Ilna.
Na segunda fase do certame, Ringo escala seu filho Rilno como navegador do jipe Troller 55 do Vai ou Racha.
E depois de muita lama, água, pedra, terra e de todas as outras complicações que um Rally que se preze traz aos apaixonados pelo esporte, a equipe porto-alegrense do Vai ou Racha acaba o campeonato com o vice-campeonato, mas principalmente com muita descontração e espírito de equipe. Após uma festa de confraternização, todos pilotos voltam com suas famílias pelo percurso da trilha mostrando que o importante mesmo nessa vida é aproveitar os bons momentos que temos e se possível ao lado de nossos familiares e amigos.

Crítica:
Dentro das dificuldades encontradas por uma pessoa como o autor deste livro, que vive em uma pequena cidade com pouco apoio a cultura e ainda assim por ser uma pessoa com deficiência física, pode se dizer que Fábio Potrich fez um bom trabalho, embora algumas observações possa ser feitas.
Na minha opinião, o escritor se perde um pouco na narração da corrida, pois começa a detalhar muitos acontecimentos como ultrapassagens e leves acidentes que são fatos de menor importância na leitura.
São observados também alguns erros de ortografia, mas isso pode ser devido a pouca estrutura dos editores e não devido a uma suposta gafe do escritor.
Mas o mais importante é que o contexto é interessante para quem gosta de esportes e pode ser facilmente compreendido desde os leitores mais jovens até o publico mais velho.
No geral, o autor está de parabéns pelo seu grande trabalho!

– Angelo

Written by oitavacmaq

Agosto 26, 2009 às 8:57 AM

Publicado em Uncategorized

Tagged with , ,

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Pelo fato de o autor ser deficiente físico, é uma história muito bonita e envolvente. O espírito de equipe é um tema bem interessante. Parabéns.

    – Nanda

    oitavacmaq

    Agosto 31, 2009 at 8:43 PM


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: