– Oitava Série. CMAQ

"A poesia é a mínima distância entre o sentimento e o papel" – Levi Trevisan

A Bolsa Amarela – Lygia Bojunga Nunes

with one comment

“Eu tenho que achar um lugar pra esconder as minhas vontades. Não digo vontade magra, pequenininha, que nem de tomar sorvete a toda hora, dar sumiço na aula de matemática[…]Mas as outras — as três que de repente vão crescendo e engordando toda a vida — ah, essas eu não quero mais mostrar.”
Trecho extraído do livro.

A história do livro é contada em primeira pessoa por Raquel, uma garota cuja idade não é declarada, mas aparenta ter em torno de 10 – 12 anos. A passagem do tempo não é contada em dias ou datas, mas sim psicologicamente, conforme a história vai se desenrolando e a personagem principal vai conhecendo mais coisas.

O foco da história se passa em torno das coisas que Raquel guarda em sua bolsa amarela, ‘herdada’ de sua tia, tais como um galo, e futuramente, dois(!), um guarda chuva, um alfinete de fralda, suas vontades ‘gordas’ – a de escrever, a de ser grande e a de ter nascido homem -, o conflito principal da trama, já que a garota não gosta de mostrá-las para ninguém. A luta de Raquel com elas ocorre durante todos os capítulos, até que, no fim, a menina as deixa de lado, cultivando somente a vontade de escrever.

Como é uma criança que conta a história, a linguagem é de fácil compreensão, sem palavras difíceis.

‘A Bolsa Amarela’ foi publicado pela primeira vez em 1976, mas ainda hoje é muito lido por pré-adolescentes, dado o mundo de faz-de-conta em que a personagem vive.

– Caroline

Written by oitavacmaq

Agosto 26, 2009 às 9:16 AM

Publicado em Uncategorized

Tagged with , ,

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Já tive a oportunidade de ler esse maravilhoso livro de Lygia Bojunga. A leitura, sem dúvida, é muito prazerosa e prende sua atenção. Nos faz viajar, assim como A Casa da Madrinha, que é um dos melhores livros que li até hoje, considerando a idade com que estava. Muito bom, gostei. Parabéns.

    – Nanda

    oitavacmaq

    Agosto 31, 2009 at 8:12 PM


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: